MENU

Uma sessão fotográfica de casal é a primeira interacção que vão ter com o vosso fotógrafo e a sua lente: serão os destinatários de toda a atenção, haverão mais ou menos instruções para vos acompanhar e terão de partilhar alguma da vossa intimidade com um estranho, sempre com boa cara… 

Está montado o cenário para uma boa dose de nervosismo, até para os mais extrovertidos!

A sessão fotográfica de casal tem estes ingredientes, sem dúvida, mas há muitas formas de atravessarmos estas montanhas feitas de desconforto e chegarmos a um ponto de genuíno bem-estar com o momento.

Conversar, de forma clara, com o vosso fotógrafo, sobre o que vos deixa menos à vontade é um excelente ponto de partida, estabelecer uma comunicação transparente e de confiança é fundamental. Há truques e detalhes que ele partilhará convosco, antes e durante a sessão, e há um conjunto de factores externos que também fazem parte do momento que vão captar, que pede a vossa participação activa nas decisões: o que vestir numa sessão fotográfica e que tipo de cenário escolher.

Contax 645 film photography

Hoje vamos deixar-vos algumas sugestões sobre o que vestir para uma sessão fotográfica.

Pode parecer um assunto menor, mas vão ver como se revela tão importante para o resultado final!

Uma sessão fotográfica de casal acarreta uma dose de nervos: é algo novo de que desconhecem a mecânica, estão preocupados com o resultado, são tímidos, etc., etc., verdade?

Ora uma forma imediata e simples de limarmos estas arestas é colocar o conforto no centro da acção. E esse conforto passa, precisamente, por aquilo que vestimos.

Com esta base bem definida – nada que nos faça sentir desconfortáveis -, vamos então traçar um plano para elevar esta sessão fotográfica para todo um outro nível!

Contax 645 film photography – Vila do Conde | Portugal

Intemporalidade

Não sendo um factor determinante para o sucesso do resultado final, a intemporalidade das imagens é algo que as torna mais mágicas, porque não estão congeladas num momento do calendário, mas sim num acontecimento especial da vossa vida. Com a passagem dos anos, deixa de ser “o verão de 2020” para ser “aquelas semanas antes de nos casarmos”. É importante que a escolha do que vestem reflicta o vosso bem-estar, energia e alegria daqueles momentos, sem dar espaço para o ligeiro embaraço “mas o que é que eu estava a pensar quando escolhi esta roupa”. Neutros, clássicos e aquilo que faz parte do vosso dia-a-dia são sempre boas opções.

Estilo pessoal e colectivo

O vosso estilo pessoal é também uma zona de conforto: aproveitem-na!

Escolham algo do vosso guarda-roupa ou, se vos apetecer, comprem uma ou outra peça especial, a pensar neste dia. A complementaridade entre ambos, a vossa personalidade e gosto são o mais importante, e este não é o momento para grandes rasgos de originalidade, sobretudo se não for essa a vossa natureza. O reverso será alguma insegurança sobre a decisão, quanto mais pensarem nela.

Fonte: Pinterest

Os acessórios também contam

Quando falamos de neutros, complementaridades e harmonia, não quer dizer que se vão vestir de bege! Ao escolher o que vestir numa sessão fotográfica podem e devem seguir o vosso estilo pessoal, fazendo apenas escolhas mais conscientes e intencionais no momento de combinar o conjunto de cada um e a soma dos dois.

Uma forma de acrescentar um pouco mais de personalidade e alma, é incluir acessórios, tanto para ele como para ela. Um colar especial, uma peça de cabelo, aqueles sapatos belíssimos, uns suspensórios ou um colete são excelentes formas de o fazer.

Sintonia com o cenário

Ter em conta o local da sessão é também muito importante, para que tudo seja consistente e fluido. Se a vossa sessão for ao ar livre num espaço mais natural, como a praia ou campo, deixem de fora tudo o que for mais formal. Se optarem por um cenário mais urbano e arquitectónico, podem fazer escolhas um pouco mais elegantes. Não descurem o calçado apropriado, para cada um dos cenários!

Canon 5D Mark IV – Serra da Arrábida – Setúbal | Portugal

Queremos que a vossa sessão fotográfica de casal seja uma experiência bestial. Mesmo que comece com algum nervoso miudinho, que é o mais natural, ganharemos confiança e conforto no caminho. 
O facto de estarem fisicamente confortáveis é a melhor forma de darmos início a um dia muito bem passado. Terem tido em atenção estes detalhes elevará o resultado final, sem que deixem de ser vocês próprios.

Não estão disfarçados, apenas serão uma versão conscientemente melhorada porque agora sabem mais sobre o processo e fizeram o vosso trabalho de casa.

Se se sentirem mais audazes, podem incluir uma segunda muda de roupa, para uma sessão mais dinâmica e variada, sem esquecer uma maquilhagem suave.

Chegados ao lugar e hora marcada, basta que se olhem nos olhos e relembrem porque gostam tanto um do outro – o resto é por nossa conta!

CLOSE