A internet é, sem dúvida, um dos nossos melhores aliados do dia-a-dia e as redes sociais, por mais irónico que possa parecer, uma ferramenta de pesquisa e contacto com o mundo exterior é indispensável. Tanto o Pinterest como o Instagram são sem dúvida ferramentas muito úteis para se inspirar e organizar o seu casamento.

O Pinterest é uma plataforma de partilha de imagens riquíssima em referências. Só de ideias ligadas ao casamento a rede conta com mais de 3 bilhões (isso mesmo!) de inspirações para todos os gostos. Por isso, é que esta ferramenta se tornou tão popular no mundo das noivas.

Sendo uma plataforma útil para os casais que desejam organizar um casamento, oferece não só ideias mais populares, como também o que é tendência noutros países. Há desde lojas de vestidos, até confeitarias e locais para a festas. A rede funciona como um velho quadro de cortiça ou de metal, onde costumávamos afixar as ideias que mais gostávamos. “Os noivos podem mostrar os Pins que salvaram nos seus murais para as equipas de video/fotografia, e até mesmo decoradores/espaço que os ajudarão a trazer as suas ideias favoritas à vida real”. De facto, no Pinterest e no Instagram, pode obter ótimas ideias para decorar o grande dia. As redes sociais estão recheadas de fotografias de casamento de celebridades, de tempos passados e de diferentes conceitos e estilos. É incrível como podemos levar o que mais gostamos de cada coisa e criar um evento inimaginável! E inconvenientes, haverá? Sim, há pelo menos três situações imprevisíveis ao se inspirar em imagens de casamento no Pinterest e no Instagram.

Orçamento

O orçamento é sem dúvida um enorme entrave para vários casais, mas será necessário gastar uma fortuna para ter um casamento digno de um filme? Na nossa humilde opinião, não! Na actualidade existem vários tipos de casamento onde poderá usufruir de um casamento sensacional, como por exemplo, um casamento no campo, na floresta, ou na praia, um pequeno grande casamento intimista. Não seria memorável?

Fatores

Existem vários fatores a ter em conta na altura de organizar um casamento de acordo com o tema escolhido: o clima, o local, a estação, etc. E estes nem sempre coincidem com as imagens que vemos nas redes sociais. Além disso, pode não conseguir a mesma mobília e outros detalhes que estão lá representados. E, se conseguir, é provável que não tenha orçamento para tudo. Os custos podem ser muito elevados. Lembre-se que por ver casamentos incríveis não quer dizer que o seu tenha de ser uma réplica. Seja como for, o seu casamento irá ser sempre especial e único, simplesmente porque é o seu. 

Expectativa e Realidade

Muitas vezes, o que vemos no Pinterest leva a que os noivos queiram fazer cópias espetaculares, para as quais seria necessário contratar profissionais experientes (wedding planners, por exemplo) e serviços externos específicos e dispendiosos. O pior é que se você pede aos seus fornecedores uma cópia do que viu no casamento da celebridade x ou y, com pouco orçamento, é muito provável que a sua alta expectativa acabe em desilusão total.

Ninguém diz para não ligar às redes sociais. Muito pelo contrário, é uma excelente fonte de inspiração, e nós próprios usamos com muita frequência, pelo que só poderemos recomendar vivamente. Neste campo poderemos dar uma ajuda para se organizar. Neste campo, a organização é fulcral para não perder tempo desnecessário. Optimize a sua busca inicial pelo estilo que pretende. Inspire-se!

Organize as pastas

É aqui que está o segredo da organização de um casamento no Pinterest: nos painéis. Saber como montar uma pasta de inspirações para o seu casamento no Pinterest, assim consegue comparar e decidir com mais segurança o que deseja para o seu casamento.

Os painéis funcionam como gavetas. Pode separar cada uma delas para um dos principais itens do check list do casamento, tais como vestido, decoração, convites, lembranças e lua de mel, por exemplo. Em cada um deles é possível criar subdivisões como, por exemplo, em decoração ter uma área específica para os arranjos de flores, outra para o bolo, etc.

Não deixe de visitar o nosso Pinterest!

 

Fontes: Zankyou | Google